Você conhece os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis?

Escrito por ICRH

18 de fevereiro de 2021

Em setembro de 2015, com a participação de 193 países membros da Organização das Nações Unidades (ONU), foram inaugurados os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis), uma série de 17 itens que tem como propósito discutir, dentre outros temas, da erradicação da pobreza, pela lutar pela desigualdade e injustiças e combate das mudanças climáticas.  

Por se tratar de temas específicos e bastante ambiciosos, a intenção é que em até 2030, todos os países do mundo se comprometam a assumir este compromisso e possam trabalhar via Estado ou sociedade civil os 17 itens firmados durante a Cúpula de Desenvolvimento Sustentável em Nova Iorque (Estado Unidos), estabelecendo papéis e responsabilidade para cada parte envolvida.  

Dentre os ODS definidos, podemos citar: Educação de Qualidade; Erradicação da Pobreza; Água Potável e Saneamento; Saúde e Bem-estar; e Igualdade de gênero; dentre outros; e para que o objetivo do programa seja atingido, mapeou-se 169 metas além de 300 indicadores, todos analisados e deferidos pela ONU. 

Não poderíamos falar dos ODS sem citar por exemplo o Pacto Global, que ao ser lançado em 2000 convocou empresas de todo o mundo a alinharem suas estratégias de negócios ao enfrentamento das adversidades da sociedade moderna. Segundo o site do Pacto Global Rede Brasil, 14 mil empresas aderiram ao mesmo em mais de 160 países, sendo o Grupo Tigre uma delas, significando a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo.  

De acordo com Fernanda Vanolli Schulte, analista da área de Sustentabilidade do Grupo Tigre: “Os objetivos do desenvolvimento sustentável – ODS são uma agenda global em que todos trabalham com o mesmo foco, atuando nos grandes desafios e fragilidades da sociedade. Existem muitas oportunidades relacionadas aos 17 ODS, por isso é primordial que as ações sejam ambiciosas para o avanço desses compromissos. Cada um pode entender a sua responsabilidade e fazer a sua parte, pois não podemos deixar ninguém para trás.” 

Ficou curioso e quer saber um pouco mais sobre o Pacto Global e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis? Acesse os links abaixo e conheça os programas por completo. 

Site oficial do Pacto Global Rede Brasil: https://www.pactoglobal.org.br/ 

Site oficial ODS Brasil: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs 

Fonte da imagem: Site ODS Brasil.