Jovens de Atitude

Joinville / Santa Catarina

O Projeto Jovens de Atitude, desenvolvido pelo ICRH e hoje implementado na Prefeitura de Joinville, conta com ações educativas focadas na prevenção ao uso de bebidas alcoólicas, tabaco e outras drogas e voltadas à valorização da vida, promoção da saúde e construção de valores pessoais com envolvimento comunitário.

O Projeto Jovens de Atitude, inciado em 2006 em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, utiliza metodologia empresarial para estabelecer indicadores e medir resultados. A ideia, ao fechar o seu ciclo, após um ano, é expandir para toda a rede pública, com a inserção de mais apoiadores à iniciativa.

O conteúdo do programa, realizado com jovens e adolescentes, tem como base um projeto do Uniad (Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas da Universidade Federal de São Paulo), que por sua vez adaptou para a realidade brasileira o programa norte-americano do Teen Institute, aplicado em New Orleans.

Essencialmente, desenvolve ações educativas dirigidas à prevenção do uso de bebidas alcoólicas, tabaco e outras drogas.

Os jovens de 5ª à 8ª séries conhecem e debatem questões ligadas à sexualidade, comunicação, valores, cidadania, qualidade de vida e mitos e verdades sobre álcool e drogas. A expectativa é que esse grupo dissemine, através da sua liderança e atitude, os conceitos de promoção da saúde e valorização da vida a todos os colegas.