Dia Mundial da Água 22/03/2021

Escrito por ICRH

22 de março de 2021

Hoje comemora-se o Dia Mundial da Água, e nós do ICRH não poderíamos deixar esta data passar por despercebida, sabe por quê? Simplesmente porque falar sobre o uso consciente da água significa dissertar sobre a responsabilidade em cuidar da vida, não só das pessoas mas sim, de todos os seres vivos do nosso planeta.  

O Fórum Econômico Mundial (The World Economic Forum) divulgou recentemente em seu portal de notícias um estudo que reafirmava a importância da água para o desenvolvimento econômico das nações. Segundo este estudo, certa de 260 (duzentos e sessenta) bilhões de dólares são desperdiçados todos os anos devido à falta de acesso a água e saneamento básico. Este número pode chegar a 301 (trezentos e um) bilhões de dólares se negligenciado os riscos a esse recurso como: poluição; super uso; uso indevido; e o impacto das mudanças climáticas na água disponível para consumo humano.   

Este mesmo estudo explora também a questão da água quando relacionada ao crescimento populacional, uma tendência mundial, afirmando a necessidade do cuidado com a mesma de maneira mais sábia e estratégica uma vez que sem este recurso fica impossível a produção de comida, uma contínua produção industrial, o fim das mudanças climáticas e o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS).  

De acordo com Monique Cigolini, Gerente de Relações Institucionais do Grupo Tigre: “Empresas guiadas por propósitos miram sua estratégia, de forma que o negócio contribua para soluções de problemas complexos da sociedade. O que é positivo, uma vez que gera valor para todos. Por isso, é importante perceber que o cuidado com a água passa pela preservação do recurso, mas vai além,  sendo primordial a distribuição e acesso para todos os cidadãos. Quando nos propomos a trabalhar com água, nossa estratégia deve passar pela busca de soluções genuínas e eficazes que assegurem a disponibilidade para as pessoas.” 

Opa, já deu para perceber que tratar do assunto água é indispensável nos dias de hoje, certo? Dessa forma, nós do ICRH assumimos o compromisso de incentivar projetos sociais que estejam voltados para esta temática, especialmente quando relacionada a crianças e adolescentes. Que possamos olhar para este bem com cada vez mais atenção, responsabilidade e carinho. Um futuro melhor está em construção e nós nos orgulhamos muito de poder fazer parte desta construção! 

Fonte: The World Economic Forum. Acesse conteúdo via: https://www.weforum.org/