Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Escrito por ICRH

1 de abril de 2021

O ICRH, braço social do Grupo Tigre, tem uma ligação muito forte com crianças e adolescentes e trabalha desde sempre em parceria com as ONGs que cuidam de crianças que exigem cuidados especiais.

Hoje, 2 de abril, comemoramos o Dia Mundial de Conscientização do Autismo e nós, não poderíamos deixar de trazer alguns esclarecimentos relevantes para nosso público. Criado em 2007 pela Organização das Nações Unidas (ONU), este dia foi escolhido para atentar tanto a sociedade civil quanto os governos a respeito do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) a fim de promover informação e o fim do preconceito que envolve esta condição.  

De acordo com a Associação Amigos do Autista Brasil (AMA), o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) caracteriza-se por um conjunto de condições que promovem algum grau alterações comportamentais de comunicação, linguagem e social, além da restrição de repertório, interesses e atividades desempenhadas. No Brasil ainda é inexistente dados relacionados a quantidade exata de pacientes Autistas, no entanto, de acordo com a ONU, um em cada 160 indivíduos possui TEA, ou seja, estima-se que somente em território nacional cerca de 1,3 milhões de pessoas tenham esta condição (levando em consideração 210 milhões de habitantes). 

Vale ressaltar que TEAs surgem logo na fase inicial do desenvolvimento da criança, nos primeiros 5 anos de idade, tendendo a permanecer durante a adolescência e fase adulta, por isso a importância do acompanhamento familiar no dia-a-dia da criança para o diagnóstico precoce. Segundo Charles Barth, Coordenador Administrativo Financeiro da AMA Joinville, parceira há mais de 10 anos do ICRH: “O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) afeta a comunicação e a interação Social e também comportamentos restritos e repetitivos estão presentes desde os primeiros anos de vida. O diagnóstico precoce é fundamental para melhoria da qualidade de vida, ensino de habilidades e redução de comportamentos que podem ocasionar importantes atrasos no desenvolvimento global”. 

Entendendo a importância do tema e a necessidade de trabalhar cada vez mais a temática no sistema educacional, acabamos de fechar uma super parceria com a Associação Brasileira de Educadores para a Inclusão (ABREI) por meio do projeto Capacitações que instruirá quase 500 Professores em Educação Inclusiva no município de Escada/PE. O objetivo do programa é capacitar professores do ensino fundamental e médio para que saibam como trabalhar as práticas educacionais inclusivas com crianças e jovens com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. 

A abordagem será com palestras e treinamentos que promovam a autoestima e a motivação do educador frente aos desafios da sala de aula, além de explorar técnicas, definições, leis e diretos dos alunos em situação de inclusão.  Espera-se que todos os profissionais envolvidos finalizem este acompanhamento até o meio do ano de 2021. 

Podemos perceber que há uma grande oportunidade para trabalhar inclusão nas escolas e no dia-a-dia da população, por isso convidamos a todos para se aprofundar no tema acessando portais de conteúdo específicos (links abaixo), além de nos colocar à disposição para análises de projetos cadastrados em nosso site com essa finalidade. Que possamos construir juntos o futuro!  

Links: 

Associação Amigos do Autista Brasil: https://www.ama.org.br/site/ 

Associação Amigos do Autista Joinville: http://www.amajoinville.org/ 

Manual de Orientação TEA – Sociedade Brasileira de Pediatria: https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/Ped._Desenvolvimento_-_21775b-MO_-_Transtorno_do_Espectro_do_Autismo.pdf

Guia Prático Autismo: https://www.autismo.org.br/site/images/Downloads/7guia%20pratico.pdf

Revista Autismo: https://www.revistaautismo.com.br/ 

Organização das Nações Unidas (ONU): https://news.un.org/pt/tags/autismo