Programa Creche Para Todas as Crianças – Marechal Deodoro/AL

Escrito por ICRH

18 de março de 2021

Sabe quando você olha para o resultado de um projeto e o coração chega derrete de tanta felicidade? É dessa forma que ficamos quando recebemos o relatório final da Fundação Abrinq sobre o apoio do ICRH (Instituto Carlos Roberto Hansen) ao Programa Creche Para Todas as Crianças realizado no município de Marechal Deodoro em Alagoas.  

Contextualizando um pouco sobre a iniciativa, o programa tinha como objetivo geral aumentar o acesso e a melhoria do atendimento em unidades de Educação Infantil focando especificamente no desenvolvimento das crianças. Programa este que iniciou-se em 20/01/2020 e finalizou-se exatamente um ano depois, contou com quatro parceiros financiadores principais, sendo eles: o ICRH; a Secretaria Municipal de Educação; a Secretaria Municipal de Assistência Social; e a Secretaria Municipal de Saúde de Marechal Deodoro. 

Levando em consideração o atual momento do Brasil e do mundo relacionada a pandemia de Covid-19, algumas atividades tiveram que ser reajustadas para preservar a saúde daqueles que estavam promovendo e recebendo os benefícios do projeto. Dentre as atividades realizadas, destacam-se encontros de formação no formato on-line ministradas por profissionais da Fundação Abrinq para profissionais de Educação Infantil, de Assistência Social e de Saúde do município de Marechal Deodoro. 

Dentre as  capacitações realizadas, citaremos quatro:  

Trabalho com as famílias sobre a importância do cuidar e do brincar para o desenvolvimento da criança.

Capacitação que trouxe para as famílias a importância de reajustar a rotina dentro de casa devido ao novo contexto pandêmico mundial, trazendo a família mais para perto e reforçando a importância do fortalecimento do vínculo familiar para a construção do futuro das crianças. Além disso, projetos educativos focados no desenvolvimento cognitivo, motor, afetivo e social das crianças foram realizados; 

Formação de atores da rede de proteção e da equipe diretiva das Unidades de Educação Infantil para o trabalho com as famílias.

Capacitação essa que explorou as transformações sócio históricas das famílias e suas implicações no atendimento de crianças; diálogos sobre representações e concepções de família; reflexões a respeito da escuta ativa; entre outros;  

Formação das equipes diretivas para temas da gestão escolar.

Em resumo, esta capacitação promoveu o compartilhamento de informações sobre o que é, como funciona e como se organiza a construção do Projeto Político Pedagógico (PPP), documento este que deve ser produzido e mantido vivo no cotidiano das crianças, refletindo na proposta educacional de ensino das escolas;

Formação dos professores em múltiplas linguagens.

Nesta formação, dialogou-se a respeito da importância da leitura na primeira infância, o processo de construção do imaginário infantil por meio da leitura e o papel do adulto como mediador e contador de histórias. Foi explorado também a importância do professor para a realização desta atividade, bem como a  necessidade de preparação do mesmo para a transmissão da mensagem por meio da emoção, expressão e linguagem;

Uau, é tanta informação interessante e relevante que decidimos dividir o resultado do relatório Abrinq em duas partes, afinal, notícia boa deve ser passada por completa! Dessa forma, na próxima semana exploraremos um pouco mais sobre os resultados colhidos bem como as transformações estruturais físicas realizadas nas escolas municipais locais.  

Fonte: Relatório técnico Programa Creche Para Todas as Crianças 2020, Fundação Abrinq.