Projeto Hospital Digital – Hospital Pequeno Príncipe, Curitiba/PR

Escrito por ICRH

4 de março de 2021

Prestes a completar 102 anos de história, o Hospital Pequeno Príncipe, localizado em Curitiba/PR, é hoje o maior hospital pediátrico do Brasil, realizando todos os dias um intenso trabalho a fim de promover às crianças e adolescentes uma oportunidade de futuro melhor. Suas atividades iniciaram em 1931 durante a primeira guerra mundial quando um grupo de mulheres, insatisfeitas com a situação precária da saúde na região curitibana, iniciou atendimentos à população menos favorecida da cidade, prioritariamente para crianças.  

Hoje, 70% de toda a sua capacidade de atendimento é disponibilizada ao SUS (Sistema Único de Saúde), e dentre os trabalhos realizados, destaca-se a referência da instituição em procedimentos de média e alta complexidades. De acordo com a equipe de Marketing do Hospital, anualmente, a entidade realiza em crianças e adolescentes de todo o país: 290mil atendimentos ambulatoriais; 22 mil internações; 20 mil cirurgias; procedimentos de atendimento ambulatoriais; exames e análises clínicas; transplantes; além de trabalhos socioambientais e de responsabilidade social.  

Nos anos de 2019 e 2020, nós do Instituto Carlos Roberto Hansen, por meio do IRPF (Imposto de Renda de Pessoa Física) e IRPJ (Imposto de Renda de Pessoa Jurídica) apoiamos com um valor significativo o projeto Hospital Digital, programa cujo propósito mira ampliar a qualidade, agilidade e segurança do atendimento de crianças e adolescentes da instituição utilizando soluções tecnológicas digitais. Isto é, utilizar tecnologias disponíveis no mercado para implementar e integrar sistemas de armazenamento e gerenciamento de imagens, fomento do Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP), implementação de datacenter, implantação de um sistema de monitoramento e gravação de rotinas hospitalares, entre outras atividades essenciais. 

Dentre os resultados esperados, destacam-se: maior agilidade na disponibilização das informações sobre procedimentos e exames; maior qualidade em exames e imagens, proporcionando uma maior assertividade na análise; redução do tempo entre o diagnóstico e o tratamento; e o monitoramento das rotinas hospitalares e maior segurança ao paciente. 

Ficou interessado e gostaria de conhecer um pouco mais o Hospital Pequeno Príncipe? Acesse www.pequenoprincipe.org.br e se mantenha informado.

Solicite apoio ao ICRH por meio do campo “Cadastre seu Projeto” na página inicial do nosso site. Será um prazer poder atendê-lo!